top of page
Buscar

Você já ouviu falar no Pré-natal Psicológico?


Por Aline Martins Perez

A gestação é um momento de grandes mudanças, podendo deixar a mulher mais suscetível emocionalmente.

Trazendo mudanças não só físicas na vida da mulher, mas também sociais, afetivas e emocionais. O corpo se adéqua, se modifica e se amplia para acolher e gerar uma nova vida, sendo assim a saúde mental da mulher também se modifica.

A gravidez é algo que evoluiu no corpo da mulher independente da sua vontade. A mulher cabe constatar as mudanças e se adaptar às transformações tanto no corpo, quanto em suas relações e sentimentos. Mas a gestação traz toda uma mudança de posições na família, receios em relação ao futuro, e ansiedade pela chegada do novo bebê. O medo do desconhecido e incertezas podem acabar gerando angústia e frustração para muitas mulheres. E elas acabam ainda sendo mais cobradas, pois afinal é um momento de felicidade. Porém é um percurso difícil e incerto onde muitas mulheres se assustam com a evolução da gravidez.

Oferecer informação, prevenção e um acolhimento é o que muitas mulheres precisam nesse momento que carrega tantas transformações.

O pré-natal psicológico vem justamente para preencher essa lacuna entre o que é esperado, o que é planejado, e o que pode ser feito durante a gestação e no pós-parto. Os sentimentos que afloram, as dúvidas, incertezas, medos, sonhos. Tudo isso é acolhido, ouvido e respeitado durante os atendimentos.

O objetivo é oferecer uma escuta qualificada e diferenciada sobre o processo da gravidez, para que a mãe possa expressar seus medos e ansiedades frente às mudanças físicas e emocionais no processo da gestação. O Pré-natal Psicológico tem caráter psicoterapêutico oferecendo apoio emocional, viabilizando um cuidado humanizado e integral.


Aline Martins Perez é psicóloga graduada pela Universidade Paulista, trabalha com Psicoterapia Individual , em grupo e Atendimento Domiciliar Pós-Parto, com crianças e adultos. Cursa especialização em Perinatalidade e Parentalidade no Instituto Gerar Psicanálise Perinatalidade e Parentalidade.

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page