top of page
Buscar
  • Foto do escritorDa Redação

Recomeço: o que pode acontecer se você se permitir?


Quando você se permite viver um Recomeço, a única certeza que se tem é: Você já tem um passado para ser parâmetro de experiência, e partindo desse pressuposto, você é capaz de mapear por onde recomeçar. Nessa decisão se misturam passado e futuro, dor e esperança, medo e coragem, emoções serão evocadas a todo momento e terão papel relevante para seu fortalecimento.

O recomeço é um conceito meio esquisitão. É um começar, de novo. Então tem algo inédito, mas carrega um passado junto. Tem algo muito especial no recomeço, uma emoção só dele.

O começo vem cheio de expectativa e curiosidade, um casamento por exemplo cheio de gás, de empolgação. Começar é se aventurar. O recomeço é bem diferente. Tem uma dor envolvida. Algo se encerrou, algo se rompeu no caminho. Alguma frustração, tristeza ou um luto ocorreu, e deixou uma marca. No recomeço algo fica pra trás. O começo é todo voltado pra frente, ele segue o curso natural das coisas. Já o recomeço: dá uma mão para o futuro, levando uma vivência. O recomeço vem com uma bagagem.

Recomeço exige disciplina e persistência, e isso é de certa forma solitário, pois é sua busca, muitos não entenderão. Seguramente nesse caminho você se deparará com obstáculos, mas pergunte-se, estou na direção? qual meu objetivo? o que espero afinal?

É importante se questionar para que você tenha certeza que seus objetivos são claros para você, em tendo clareza, seu caminhar será mais seguro e mais leve, e você celebrará cada conquista ainda que pequena, não importa só você sabe seu investimento, seja físico, financeiro, emocional, ou tudo isso junto, só você tem experimentado essa adrenalina.


Então o que pode acontecer se você se permitir? Se você decidir?

- Você saberá o quão forte você é.

- Você entenderá melhor que muitas vezes perdas são necessárias, e que ciclos se fecham, mas enquanto você está vivo, você pode viver novas estações.

- Você poderá reconstruir-se sempre que necessário.

- Você se entenderá, se respeitará e amará mais.

- Você saberá investir sempre o seu melhor, e se não der certo como planejou, esta tudo bem, pode refazer de novo e de novo.

- Você aprenderá a não remoer os erros do passado, se julgando menos, afinal, mudanças são possíveis.

Recomeçar é assumir as dificuldades, aceitar a vida do jeito que ela esta se apresentando agora, e diariamente ser gentil com você, pois saudade tem nome, sobrenome, cheiro, melodia, presente e passado e por que não futuro? Sentimento doloroso por perdas significativas e importantes podem ser ressignificadas, Praticar a solitude ao invés de curtir a solidão, faz parte de fortalecimento e empoderamento para viver o Re-Novo, e verbalizar com eco: Ser feliz é saber que mudança significa Recomeço.

E Recomeço também é saúde mental.

Se permita Recomeçar sempre que necessário.


Sinamor Azevedo de Souza - CRP 06/147879

Psicóloga atua em atendimento psicoterápico de adolescentes, adultos e idosos, atendimentos presenciais em consultório e on-line, e Home Care com base na abordagem da TCC, criadora de uma série de e-books com o tema Recomeço.

488 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page