Buscar
  • Da Redação

Sobre porcelanas e corona vírus..!

Por Erika Della Líbera

O que mais tenho escutado por esses dias , não só nos atendimentos , mas também de pessoas próximas , é o que será da gente quando tudo isso acabar?

A única coisa da qual tenho certeza é que todos nós teremos cicatrizes desse momento! uns mais, outros menos, e que em algum momento poderemos recomeçar de um jeito ou de outro!!! Como ? Ainda não sabemos!

Tal como a arte milenar japonesa de restauração de porcelanas e cerâmicas KINTSUGI que consiste em colar a peça quebrada com resina e próximo de sua secagem , que pode durar até um mês, (precisa ter paciência para ter a peça de volta ).... aplicar por cima pó de ouro. Além disso KINTSUGI tem como filosofia (Wabi Sabi) que quer dizer ver beleza nas imperfeições.

Não estou dizendo que você tenha que ficar feliz com tudo o que está acontecendo ou ser grato por isso , nem tem como não é?!! Mas como as porcelanas que são restauradas , nós humanos também temos enquanto vida essa possibilidade de renovação, cada fracasso, ou cada aspecto, bom ou ruim fazem parte da nossa história, da mesma maneira que não queremos quebrar um porcelana, não queríamos estar vivendo essa pandemia, não queríamos estar com nossa programação financeira , viagens, casamentos, estudos, e nossa saúde mental incertas... Não queríamos perder o controle, nem quando derrubamos : droga! Aquele lindo prato no chão... Aqui no Brasil , Não temos o hábito de restaurar, ele vai pro lixo, mas a "cicatriz" inclusive desse descarte vai ficar!

Vai fazer parte da história, fez parte! E ainda vai continuar mesmo não estando mais intacto.?!?

Ahhh eu disse lá cima que eu tinha uma certeza, mas aqui já tenho outra , que mesmo quando a pandemia acabar a vida vai continuar a nós quebrar todos os dias!

E que eu e você encontremos forças para recomeçar!

Imagem: da internet , não achei autor.

Ah, a peça depois de restaurada acaba por ser mais valorizada, pois se torna única já que nenhuma peça quebra de forma igual.







Erika Della Líbera é psicóloga clínica e de grupo - CRP 135419

Redes sociais:@erikadellalíberapsicologa

#coronavirus#ansiedade#psicologiaindaiatuba#covid19#quarentena#psicanalise#erikadellalíberapsicologa#kintsugi#psicologoindaiatuba#restauraçao

0 visualização